Acesso Cliente Acesso Colaborador

VPN

OpenVPN  - Instalação e configuração

A equipa Networking da Lusodata incorpora as competências adequadas para definir, instalar, configuar e manter as Virtual Private Networks(Redes Virtuais Privadas) dos nossos clientes, garantindo níveis de sgurança, disponibilidade e desempenho adequados às exigências dos seus negócios.

A solução OpenVPN consiste num sistema completo que permite integrar escritórios e utilizadores de uma forma segura, estando disponível a qualquer altura. É uma soluçãoOpensource (www.opensource.org) e, como tal, não tem custos de licenciamento associados à sua utilização.

 

 

Framework de desenvolvimento

 Disponibiliza uma framework extensível, concebida para facilitar a customização de sites, incluindo funcionalidades como:

  • fornecer capacidade de distribuir pacotes de instalação personalizados aos clientes
  • suportar métodos de autenticação alternativos, via OpenVPN plugin do módulo de interface (por exemplo, auth openvpn-pam-  permite autenticar os clientes que utilizam qualquer método de autenticação PAM - estes métodos podem ser usados exclusivamente ou combinados com autenticação baseada em certificado X509)

Segurança

OpenVPN implementa uma arquitectura altamente modular. A componente de  criptografia é tratada pela biblioteca OpenSSL e toda a funcionalidade de IP tunneling é fornecida através do TUN/TAP driver de rede virtual. 

Os benefícios desta modularidade podem ser verificados, por exemplo, na forma como a OpenVPN pode ser conectada dinamicamente, com uma nova versão da biblioteca OpenSSL e imediatamente ter acesso a todas as novas funcionalidades da nova versão. 

Por exemplo, quando OpenVPN é construída com a última versão do OpenSSL (0.9.7), automaticamente tem acesso a novas cifras como AES-256 (Advanced Encryption Standard, com 256 bit chave), bem, como à capacidade do motor de criptografia OpenSSL que permite a utilização de aceleradores de hardware concebidos para otimizar a codificação, descodificação e execução de autenticação. 

Da mesma forma, a concepção do espaço do utilizador permite portabilidade simplificada para qualquer sistema operacional, que inclua uma TUN/TAP driver de rede virtual.

Poupança

A flexibilidade, robustez e desempenho permitem ao negócio a utilização de linhas ADSL substituindo os contratos de linhas dedicadas, de valor mais elevado.

 A funcionalidade VPN permite ao negócio ligar multiplas localizações  sem implicar a aquisição de hardware ou software adicionais, proporcionando aos utilizadores uma experiência semelhante à que obtêm no escritório.

Algumas das funcionalidades
que esta solução disponibiliza:

  • Portabilidade entre a maioria das plataformas conhecidas 
  • Excelente estabilidade
  • Escalabilidade para centenas ou milhares de utilizadores
  • Instalação relativamente fácil
  • Suporte para endereços IP dinâmicos e NAT
  • Interface de gestão que permite controlar remotamente a OpenVPN
  • Leitura de certificados e chaves privadas de cartões inteligentes (Windows Crypto API)
  • Modelo de segurança de nível industrial projetado eficaz contra ataques passivos e activos
  • Portabilidade. Funciona em Linux, Solaris, OpenBSD, FreeBSD, NetBSD, Mac OS X e Windows 2000/XP/7

Com OpenVPN tem acesso a uma solução VPN completa, que proporciona uma experiência de utilização satisfatória.