Actualmente o Alfresco é considerado o principal sistema de Gestão de Conteúdos Empresarias (ECM) no mercado, construído pela experiente equipe oriunda de especialistas da indústria como a Documentum®, Vignette® e Interwoven®.
O Alfresco reconhece a informação como um recurso que surge na organização sobre as mais variadas formas, que é criada e gerida por todas
as pessoas na organização, fomentando assim um verdadeiro ambiente colaborativo e contribuindo para a desmaterialização da informação e das relações.
Vinte anos de experiência levam a crer que a indústria de Gestão de Conteúdos se alicerçou em :
Custos Elevados - Aquisições impulsionadas pela aplicação, com um forte investimento inicial e preços por utilizador
Grande Complexidade - Longos ciclos de implementação e complexidade resultando em software não implementado ou não utilizado
Falta de Controle pelo Cliente - Controlo proprietário limitando a escolha e a capacidade para mudar para outros fornecedores
Por estas razões, a grande maioria das pessoas não usa sistemas de ECM, mas apenas trabalha com partilha de ficheiros em disco e correio electrónico, para criar, partilhar e armazenar o conteúdo.

As organizações assumem a informação como um recurso estratégico, essencial para a tomada de decisão e resposta ao meio ambiente externo. Actualmente, grande parte dessa informação circula sobre a forma de “documentos” (em formato papel ou electrónico), pelo que as organizações procuram, cada vez mais, soluções fiáveis, simples e seguras para a gestão dos seus documentos.
No actual clima económico as organizações precisam de fazer mais com menos. A escolha desta solução privilegia os seguintes temas:
Baixo Custo – Um modelo de subscrição de baixo custo, de código aberto, com o mínimo de investimento inicial
Simplicidade – Uma implementação rápida para entregar valor e resultados imediatos às empresas, e um desenvolvimento rápido de aplicações utilizando componentes pré-construídos e técnicas leves de scripting
Escolha - Baixo Custo Total de Propriedade (TCO) pela reutilização de hardware, software e conhecimento existente. Não existe aprisionamento tecnológico (Vendor Lock-in) por isso, quando um fornecedor tenta aumentar fortemente os custos de manutenção, o cliente tem a escolha de ir noutra direcção.